O grande dia
O grande dia

Com o grande dia se aproximando e você com milhões de preocupações na cabeça, como o vestido, os convidados, sua mãe, a mãe do noivo, o buffet, as fotos, as dúvidas se tudo vai dar certo, como será que vai ficar o cabelo a maquiagem… Enfim, são tantas as preocupações que esquecer da sua saúde é praticamente parte do problema. Então aqui seguem algumas dicas no nosso Missão Casamento para que você não passe essa data tão especial caída de gripe ou acometida por alguma virose típica de baixa imunidade.

Primeiro, para os noivos de plantão gostaria que vocês entendessem que estresse todo até virou objeto de estudo de algumas pessoas e ganhou inclusive um nome específico, TPN: Tensão Pré-Nupcial. A expectativa do casamento gera uma grande ansiedade pela mudança envolvida, pela própria união, pela mudança de casa, os preparativos da festa como eu falei logo a pouco, mas nas mulheres, especificamente, essa ruptura com os laços familiares, a saída de casa gera muito mais ansiedade e um sentimento de tristeza associado. Já para os homens a preocupação maior é com o dinheiro, a administração do novo lar, da nova família, fora as contas com a festa e a nova casa.

Isso tudo é o que vemos por fora, MAS e o que está acontecendo dentro do nosso corpo com todo esse estresse???

Quando ficamos estressados ocorre a liberação de um hormônio chamado cortisol e esse  hormônio é muito bom no nosso organismo em algumas situações, porém em situações de estresse crônico (como muitos noivos ficam durante este processo), muitas vezes, pode fazer você passar esse seu tão esperado dia com dores pelo corpo, passando quilos de maquiagem tentando esconder as olheiras das noites mal dormidas com insônia, ou rebocando as asinhas do nariz na tentativa de melhorar o aspecto “assado”, resultante de uma gripe recém-curada ou mesmo com sintomas gastrointestinais como crises de diarréia ou vômitos.

Por isto, observe os sintomas de alerta que nosso organismo nos dá:

Sintomas como apatia, irritabilidade, ansiedade e emotividade acentuada, além de alguns distúrbios de memória no trabalho ou para nossas atividades habituais começam a aparecer, além disso sintomas como dores de cabeça, mudanças no apetite, dores musculares, e sintomas de fadiga intensa parecem ser os primeiros sinais do caos que está ocorrendo dentro do nosso organismo.

Quando estamos estressados já não prestamos muita atenção à nossa dieta, nestes casos, além de não ingerirmos adequadamente os elementos essenciais para o funcionamento do nosso organismo ainda começamos a degradar, a depletar algumas substâncias, tais como o Zinco. Em situações de estresse depletamos mais zinco do que em situações normais o que pode ocasionar um aumento na oleosidade da pele gerando acne no seu grande dia.

Em situações de estresse crônico ocorre déficit de magnésio muscular o que pode gerar formação de trombos dentro das artérias, arritmias cardíacas e até paradas cardíacas. Não preciso nem falar da ação do ácido ascórbico, a famosa vitamina C, nestas situações, que acabam sendo altamente requisitada e consumida pelo organismo e pode ocasionar resfriados e até doenças cardiovasculares já que sua reposição ajuda a aumentar o HDL-colesterol (colesterol bom) e a diminuir o colesterol total. Estudos mostram uma ação sinérgica da Vitamina C com a Vitamina E em nosso organismo, por isso nas manipulações, geralmente, esses dois são sempre colocados juntos, ou pelo menos deveriam.

A reposição correta desses elementos via dieta já eliminaria boa parte dos sintomas citados acima, mas contando com a ansiedade das nossas queridas noivinhas, talvez tenhamos que considerar a reposição desses elementos via cápsulas, pois a alimentação inadequada e redução de apetite também são problemas que enfrentamos quando estamos falando de pessoas passando por períodos de intensa ansiedade.

Fazer a dosagem destes elementos em um laboratório poderá guiar o médico em sua reposição, lembrando que alguns desses elementos não devem ser repostos por períodos muito longos.

Tudo bem, agora repostos os nossos elementos essenciais, vamos à uma boa noite de sono para que tudo fique realmente bem. Os fitoterápicos são uma boa alternativa para uma boa noite de sono para quem não quer passar o grande dia como o rei dos guaxinins, a Kava-kava, a Valeriana e o Hipérico por exemplo são os mais utilizados para esses casos. Para evitar o efeito residual do dia seguinte causado por uma dose alta comece utilizando uma dose mais baixa do que geralmente indica na bula e vá aumentando nos dias que se passam assim você terá uma boa noite de sono e seu dia será produtivo e sem olheiras de cansaço. Mas se os dias forem passando e os problemas continuarem incomodando e o sono não vier procure o seu médico para que um medicamento alopático seja prescrito para te ajudar a passar por este período, sempre com acompanhamento médico para não causar dependência